quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

'Avatar' bate recorde - de pirataria



O sucesso de Avatar parece não se restringir às salas de cinema. Enquanto se encaminha para bater um recorde de bilheteria, a superprodução já é um marco no mundo da pirataria, mesmo que as cópias deixem de lado a experiência em 3D. Depois de apenas sete dias em cartaz, o épico de James Cameron já havia sido baixado ilegalmente quase 1 milhão de vezes - um feito inédito, segundo reportagem do jornal britânico The Times.

Para se ter uma ideia, foram feitas 500.000 cópias piratas de Avatar em apenas 48 horas. Nos cinco dias seguintes, conforme dados do site especializado Torrentfreak.com, o número saltou para 980.000. O resultado impressiona ainda mais quando se leva em conta o fenômeno Lua Nova, sequência da saga Crepúsculo. O filme vampiresco agora caiu para o segundo mais pirateado da história em uma semana de estreia, com 610.000 downloads.

Antes do lançamento de Avatar, Cameron havia falado sobre a tecnologia 3D como uma forma de conter a pirataria: "Você pode piratear um filme 3D, mas você não pode pirateá-lo em 3D", disse o diretor de blockbusters como Titanic. "Então não há como engarrafar a experiência 3D", concluiu.

Para a Fox, estúdio responsável por Avatar, os downloads ilegais não chegarão a prejudicar os lucros com a venda de ingressos. "Cópias falsificadas não deverão ter muito impacto. Ver o filme em 3D no cinema oferece uma experiência que não pode ser replicada", disse um porta-voz da FOX ao jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário